Exames Toxicológicos para motoristas categorias C, D ou E e concursos

Realizamos na Clínica MedPrime exames toxicológicos! O exame toxicológico é um teste que mostra se há presença de substâncias ilícitas no corpo. É realizado a partir de amostras de cabelo, pelos do corpo e até mesmo de lascas de unhas.

O exame toxicológico é uma exigência a todo o motorista que pretende obter a CNH – Carteira Nacional de Habilitação, – nas categorias C, D ou E. O exame tornou-se obrigatório após a publicação da Lei Federal 13.103/2015, mais conhecida como Lei do Caminhoneiro ou Lei do Motorista.

É chamado de larga janela de detecção devido ao intervalo de tempo em que as substâncias podem ser captadas. Isso se comparado ao exame de sangue e de urina.

O exame feito a partir de amostras de cabelos ou pelos do corpo avalia se o condutor consumiu ou esteve exposto a algum tipo de substância psicoativa lícita ou ilícita no período de 90 a 180 dias anterior à realização do teste.

O objetivo da medida é reduzir a alta incidência de acidentes nas estradas, vias e rodovias do país, decorrentes do consumo de drogas que compromete a capacidade do condutor.

Portanto, o motorista deve submeter-se ao exame toxicológico nos casos de:

  • Obtenção da Carteira Nacional de Habilitação – CNH

  • Alteração de categoria da CNH

  • Renovação da CNH

  • A cada 2 anos e 6 meses (nova lei federal nº 14.071/20)

Como é feito o exame toxicológico para CNH de motoristas:
  • O exame toxicológico para CNH de motoristas não exige qualquer preparação do condutor. Trata-se de um procedimento simples - rápido - não invasivo e indolor.

  • No nosso posto de coleta profissionais treinados colhem duas mechas finas de cabelo - em torno 3 cm rente à raiz - que é acondicionada em kits apropriados para envio ao laboratório de análise.

  • O uso de produtos como gel - shampoo - condicionador ou tintura não influenciam o laudo do exame. Também o consumo de energéticos - antidepressivos - álcool - anabolizantes - calmantes e similares não é levado em consideração na análise do material.

  • Para realizar o exame o motorista precisa apresentar no posto de coleta documento de identificação válido com foto – RG ou CNH.

  • O resultado do exame toxicológico para CNH de motoristas é inserido automaticamente no sistema do Renach para que o condutor possa dar prosseguimento às demais etapas da sua habilitação no Detran.

  • Se o resultado for positivo o condutor ficará com a habilitação suspensa por três meses e só após esse prazo poderá realizar novo teste.

Solicite um orçamento!

Exames toxicológicos com qualidade e confiança em Goiânia é na Clínica MedPrime! Solicite seu orçamento clicando no botão abaixo.

Fale agora
Oi👋
Quer marcar uma consulta?